Tenho 18 anos e iniciei há pouco a minha vida sexual, tenho andado a ver qual o método contraceptivo mais adequado para mim uma vez que só estou com o meu namorado, às vezes uma vez por mês. Gostava de saber se o método do calendário é seguro.

O método do calendário é muito pouco seguro, uma vez que é impossível teres a certeza de quando estás ou não a ovular, mesmo mulheres muito regulares podem ter uma ou outra ocasião em que a sua ovulação aconteça num perído diferente do habitual. É, na nossa opinião, um método muito arriscado.

Já aqui referimos que achamos que o método mais seguro é a utilização combinada da pílula e do preservativo, mas se tiveres de optar só por um, consideramos que o preservativo é o mais indicado, uma vez que te protege, não só de uma gravidez indesejada, mas também das doenças sexualmente transmissíveis.

Os preservativos, quando usados correctamente e em conjunto com um espermicida, têm uma eficácia é quase total. É o método mais eficaz e inócuo que além de proteger a mulher de uma gravidez indesejada, também vos protege a ambos de infecções sexualmente transmissíveis.

Atenção, a maior parte dos “acidentes” com preservativos têm origem na sua má utilização, por isso lembra-te:

Como colocar um preservativo?

O preservativo coloca-se só quando o pénis estiver em erecção e antes de qualquer contacto genital. Deve-se puxar para trás o prepúcio, (pele que cobre a ponta do pénis) antes de colocar o preservativo;

Apertar com os dedos a ponta do preservativo – reservatório ou depósito- para expulsar o ar (o ar em excesso pode fazer com que este rebente);

Desenrolar então o preservativo ao longo do pénis até chegar à base;

Certificar-se que o depósito do preservativo se encontra vazio para receber o esperma;

Logo a seguir à ejaculação, enquanto o pénis se encontra em erecção, retirá-lo com cuidado -atenção para não derramar nenhuma porção de esperma- fecha o preservativo com um nó, embrulha-lo em papel higiénico e deitá-lo no lixo, nunca na sanita, nem deixá-lo pelo chão seja onde for (ninguém gostaria de ver uma criança a brincar com um preservativo usado!).
É importante que seja imediatamente a seguir à ejeculação, pois o pénis vai perdendo a erecção e o preservativo pode sair e ficar dentro da vagina, derramando o esperma. Pelo mesmo motivo se deve segurar a base do preservativo enquanto se retira o pénis.

mode_emploi.gif

Que cuidados devo ter com os preservativos?

Verifica sempre a data da validade impressa na embalagem do preservativo;

No caso de estar fora de prazo ou de a embalagem estar danificada, não utilizes esse preservativo;

Confirma que tem certificado de qualidade;

Se for necessária uma lubrificação adicional, utiliza apenas lubrificantes aquosos, como por exemplo, K. Y. Jelly – não utilizes produtos à base de óleo ou álcool (óleo para bebés, vaselina, cremes cosméticos, óleos de massagem) pois podem danificar ou enfraquecer o látex no espaço de quinze minutos;

Qualquer medicamento que se aplique tanto ao pénis como à vagina poderá afectar o preservativo. Em caso de dúvida deves sempre pedir opinião ao teu médico ou farmacêutico ou entrar em contacto com um serviço de informação sobre sexualidade juvenil;

Nunca deves usar um preservativo mais do que uma vez;

Conservar a embalagem em lugar fresco e sem contacto directo com o sol ou com temperaturas mais elevadas;

Abrir a embalagem com cuidado sem utilizar objectos cortantes e evitar que as unhas ou anéis rompam o preservativo;

O preservativo não é reciclável, nem reutilizável.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: