Sempre ouvi dizer que a pílula só faz efeito a partir do 2º mês que é efectuada a sua toma. Mas tenho lido que a pílula começa logo a fazer efeito no 1º dia que for tomada, é verdade?

A pílula funciona por evitar que se dê a ovulação, mantendo os ovários como que “adormecidos”. Não há, portanto, período fértil nas mulheres que tomam (correctamente) a pílula.
Sempre que se inicia uma carteira, os níveis de “hormonas artificiais” da pílula sobem o suficiente para “enganar” os ovários e não deixar que se produza um óvulo, uma vez que impedem que as oscilações normais do ciclo existam e assim possam estimular a hipófise a produzir hormonas que, por sua vez, comandam a maturação dos óvulos.
Quando se faz a pausa dos 7 dias, esses níveis de “hormonas artificiais” descem, mas não o suficiente para deixar os ovários “acordar”. No entanto, se houver um espaço de tempo maior que os 7 dias de intervalo, pode haver uma baixa demasiada dos níveis da pílula, e dar-se uma ovulação. É por isso que é especialmente perigoso esquecer pílulas no fim ou no início da carteira, uma vez que se vai alargar o intervalo dos 7 dias.
Este processo de adormecimento dos ovários é repetido todos os meses. Por isso, começa logo a funcionar na primeira vez que se toma a pílula, desde que essa toma inicial seja feita antes do óvulo começar a maturar (o que implica que se tome logo no início da menstruação, e portanto longe da altura em que se viria a dar a ovulação desse mês).
Claro que nenhum método é seguro a 100%, mas se a pílula for tomada correctamente e tendo em conta os cuidados que devem haver nos casos de diarreias, vómitos ou toma de medicamentos (ver nossa secção “Aspectos práticos da toma da pílula”), o risco de gravidez é praticamente nulo.
Estando a tomar a pílula, as menstruações são artificiais (apenas causadas pela descida de níveis das hormonas artificiais da pílula quando se faz a pausa) e por isso não existe qualquer período fértil.

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: