Será que é possível transmitir o VIH por via oral (sexo oral)?

No que diz respeito a doenças sexualmente transmissíveis, a via oral pode ser uma via de contágio. É possível o contágio de várias doenças com ou sem cura mais ou menos fácil ou difícil, embora em relação ao vírus da SIDA seja uma possibilidade remota. Para que tal aconteça, é preciso que exista na boca, nas gengivas ou nos lábios alguma ferida e que esta entre em contacto com o esperma.
Outra questão que se coloca é se a companheira ou companheiro pode ou não engolir o esperma e o que poderá acontecer, caso o parceiro esteja infectado com o vírus da SIDA. De facto, isso em nada vai aumentar o risco de contágio, dado que a mucosa gástrica e a mucosa intestinal, que produzem ácido clorídrico e outras substâncias, não permitem a sobrevivência do vírus. No entanto, pode ser contagioso se existir a dita ferida da mucosa bocal.
Ainda assim, como protecção contra desagradáveis surpresas, no caso de um dos parceiros estar infectado ou não se conhecerem os seus antecedentes sexuais, é preferível usar preservativo. Assim, o sexo oral poderá ser plenamente desfrutado e liberto de “fantasmas”.
Se bem que os investigadores tenham encontrado o HIV na saliva das pessoas infectadas não há evidência de que o vírus se propague pelo contacto com a saliva. Os cientistas também verificaram que o vírus não se propaga através do suor, lágrimas, urina ou fezes.
A quantidade de vírus existente na saliva é pouco significativa. Não existe risco de aquisição da infecção através do beijo. No entanto, quando a saliva está contaminada com sangue e existe contacto desta saliva com a mucosa genital ou ânus, existe forte probabilidade de contágio, mais do que no contacto com o pénis.
Se existir contacto da mucosa da boca com secreções vaginais ou sémen infectados, também existe probabilidade de infecção, agravada se a boca tiver uma ferida.
Apesar do perigo de transmissão do vírus e de doenças venéreas ser realmente menor no sexo oral, as pessoas geralmente subestimam os riscos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: