Comprei uma carteira de pílula anticoncepcional, mas só tomei 5 comprimidos e nesse período tive relações sexuais. Corro risco de ficar grávida?

Claro que sim. A pílula é um método contraceptivo muito seguro quando correctamente usado. A segurança da pílula aproxima-se dos 98/99 por cento, um índice superior a qualquer outro método. É um comprimido que contém hormonas sintéticas semelhantes às que são produzidas pelos ovários das mulheres. As hormonas que compõem a pílula têm como missão principal suspender a produção hormonal normal, impedindo a ovulação, ou seja a libertação mensal do óvulo. Ora se não existem óvulos, não pode haver fecundação e, logo, gravidez. No primeiro mês de toma, a eficácia da pílula não é garantida, pelo que se deve usar preservativo. No mês seguinte, se a toma foi correcta, após os sete dias de descanso, a protecção contraceptiva inicia-se normalmente.
No teu caso nem sequer tomaste a carteira completa, e como tiveste relações sexuais sem usar outro meio anticoncepcional, podes engravidar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: