Porque é que os homens são tão inseguros com os seus orgãos genitais?

Dentro da compreensão da sexualidade masculina, uma das questões que mais preocupam os homens são aquelas relacionadas ao tamanho do pénis. Este assunto também é de interesse feminino, especialmente quando se trata de pensar na primeira relação sexual, no sexo com penetração vaginal (se vai doer, se vai sangrar o hímen etc).
Mas não é só o tamanho do pénis que preocupa, em especial, os homens! Há outras inseguranças: será que é torto demais? Parece muito escuro? Parece fino? Por que se curva para baixo ou para o lado quando está erecto. Desde criança, a nossa cultura ensina algumas ideias sobre a masculinidade e sobre a estética do corpo, que não são, necessariamente, verdadeiras ou imprescindíveis à vida sexual satisfatória.
Os homens, independentes da sua orientação sexual, preocupam-se com o tamanho do seu pénis, pois, para o significado social da masculinidade, é-lhes ensinado que somente se “é homem” se o pênis for grande, ou seja, quanto maior o pénis, mais viril este homem é, mais potente sexualmente, mais macho! Isso não é verdadeiro!
Quando, especialmente na adolescência, os meninos começam uma compulsiva comparação de seus pénis com o de seus colegas, são estabelecidas desleais e discriminatórias relações com a força física, com a potência sexual, com a virilidade, com a masculinidade. É como se o homem fosse “naturalmente” mais forte, mais potente e mais viril por ter o pénis maior e, com isso, ganhasse em valor, poder e respeito social.
Essa associação, não é verdadeira! Pensa-se que o problema não está na diferença do tamanho do pénis! O problema está nas informações sócio-culturais que reforçam essas idéias negativas e, que deixam rapazes e homens, neuróticos, inseguros, em processo infindável de comparação e ansiedade. Essa angústia é que pode, tornar-se um grande obstáculo para a auto-estima e para a segurança no estabelecimento de relacionamentos afectivos e para a vivência prática da sexualidade masculina.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: